quarta-feira, 10 de julho de 2013

CUIDADO: doce de colheres


Que me desculpem os que estão de dieta, mas preciso compartilhar essa delícia. É quase uma cocada, um beijinho mole, um doce de colher. De colheres, melhor dizendo. Em casa não consigo me controlar. A todo instante capturo um potinho na geladeira. Por isso o faço muito raramente. Para não perder a compostura rs!

O melhor de todos, na minha opinião, é o de coco queimado... ai, ai.. Mas também pode fazer com coco ralado, baunilha, sem nada ou com chocolate, para o tradicional e brasileiríssimo brigadeiro =}.

Pra ficar divertido {leia-se engordativo, pois vc vai querer comer dos dois =P}, faça pelo menos dois sabores de uma vez. Mezzo coco queimado, mezzo brigadeiro. A dica é: convide pelo menos dois amigos pra dividir a alegria!

Ingredientes
1 lata de leite condensado
100g de coco queimado {o da Sococo é delicioso e eu gosto com bastante}
3 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres rasas de sopa de manteiga sem sal
Granulado para decorar

Modo de Preparo
Leve metade do leite condensado ao fogo com uma colher de manteiga e o chocolate em pó. Mexa até engrossar, mas não pode chegar ao ponto de enrolar. Ao passar a colher no fundo da panela, abre-se um caminho, mas a massa logo volta ao lugar. Tá Pronto =).
Faça o mesmo com o coco queimado {separe um pouco pra decorar}, a outra parte do leite condensado e a outra colher de manteiga. O ponto aqui também não pode ser muito espesso.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bolo de milho com goiabada


A receita era de bolinhos marmorizados e pedia 3 ovos, mas eu tinha apenas um ovo na geladeira e não queria usar chocolate. Uma lata de milho e uma goiabada foram as salvadoras.

Bons para o lanche da Isadora e para servir com um cafezinho coado na hora, os bolinhos de milho com goiabada já saem do forno lá de casa cotidianamente.

Pra completar, não precisa de batedeira =}. O amigo liquidificador faz todo o serviço!

Ingredientes
1 ovo
1 lata de milho verde escorrida
½ xícara de óleo
½ xícara de leite
1 xícara de açúcar {a receita pede 1 e ½}
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico
Goiabada a gosto

Preparo
Coloque os ingredientes líquidos no copo do liquidificador. Em seguida os secos, exceto o fermento, e bata até ficar homogêneo. Acrescente o fermento e misture com uma colher. Despeje metade da massa em forminhas (ou numa forma maior untada e enfarinhada) e disponha alguns pedaços de goiabada sobre toda a massa. Cubra com o restante da massa e acrescente mais um pedaço no meio de cada bolinho (ou vários formando um desenho caso utilize a forma maior). Leve ao forno médio. Não, eu continuo não anotando o tempo. Sorry! Mas o teste do palito não falha. Espete um palito de dentes na massa, se sair seco o bolo está assado. Outra dica é observar as bordas se fizer na forma de alumínio. A depender da receita, o bolo se solta das bordas quando está assado ;-). 


Postagens populares