Já adolescente venho morar em Aracaju e descubro um universo em torno do São João muito maior do que o das festas juninas de escola e de bairro que rolava em Jundiaí. Lá era bem legal também! Mas aqui em Sergipe, aqui em Sergipe é perfeito!
Mas desde sempre observava que duas coisas bem presentes nas festas juninas do sudeste não aparecem muito por aqui. Quentão e vinho quente! Quando era criança tinha muita curiosidade de provar os dois, mas, claro, não podia. E agora já adulta não provava pois não encontrava nenhuma das bebidas nas festas em que ia.
Pois bem, para matar essa vontade, este ano resolvi tentar fazer o bendito quentão! E o resultado foi excelente. Ficou uma delícia. E o melhor, foi feito num fogão a lenha! {infelizmente não fiz fotos do fogão =/ }.
A receita eu procurei na internet. Encontrei várias versões. Escolhi uma e segui um pouco do instinto, do que podia colocar mais ou menos. Acabei exagerando no açúcar {acho que foi o coração... hehe}. Mesmo assim ficou bem gostoso!
Enfim, quero repetir a receita mesmo sem o pretexto do São João. E na próxima vez quero acrescentar cardamomo =}.
Ingredientes
1 litro de {uma boa} cachaça
2 litros de água
300g de açúcar {caso ache necessário vá acrescentando mais aos poucos. eu usei 500g e achei demais}
50g de gengibre cortado em fatias
Casca de 2 laranjas
Casca de 2 limões
Canela em pau a gosto {usei uma de uns 20cm}
Cravo a gosto {usei um punhado pequeno}
Modo de preparo
Leve o açúcar e um pouco de água {o suficiente pra cobrir o açúcar} ao fogo para formar uma calda. Quando começar a ferver, acrescente as cascas de fruta, a canela, o cravo e o gengibre e deixe ferver alguns minutinhos. Acrescente o restante da água. Quando ferver novamente coloque a cachaça com cuidado {e fora do fogo} para não sofrer nenhum acidente. Deixe ferver e tampe. Tá pronto! =} Mantenha aquecido.
Viva São João! |