Esta semana preparei uma maminha com alho e alecrim no forno. Furei toda a carne e temperei com bastante alho amassado, sal, azeite e um galho de alecrim. Depois de meia hora, levei-a ao forno médio-alto coberta com papel alumínio por cerca de 40 minutos, mais 10 minutos sem o papel (meu forno é elétrico, num forno convencional pode demorar um pouco mais). Ficou suculenta e muito saborosa! Mas a peça era muito grande e congelei o que sobrou já fatiado. Para o almoço de hoje eu não tinha muita opção, apenas mandioca, queijo parmesão e a bendita carne. Pensei na mesma hora num escondidinho bem cremoso.
O preparo não é complicado, mas uma panela de pressão faz toda a diferença, pois agiliza o cozimento da mandioca. Não posso mensurar nada aqui porque fiz tudo de olho.. Enquanto o tubérculo cozinhava (detesto repetir palavras =), descongelei a carne diretamente numa panela. Como ela estava toda em fatias finas foi tranqüilo. Transformei as fatias em cubinhos prontos para o recheio.
Com a macaxeira bem macia e ainda quente, depois de um tempo que também não sei dizer qual, amasse com um garfo e vá acrescentando manteiga e leite aos poucos, até chegar na consistência de sua preferência. Eu gosto bem cremosa, como um purê. Uma dica, que parece óbvia, é cozinhar o aipim (não gosto mesmo de repetir palavras! rsrs) em pedaços pequenos para ser mais rápido e cozinhá-la por inteiro.
Disponha metade do purê numa travessa, coloque o recheio – que pode ser frango, linguiça, bacon, atum, milho para os naturebas –, disponha a outra metade e cubra com bastante queijo ralado. Pode-se usar vários tipos, como mussarela e até de qualho, mas acho o parmesão perfeito para gratinar. Levei ao forno médio-alto sem cobrir com papel alumínio até ficar douradinho. Deixe descansar uns dez minutos antes de servir. Estou com água na boca só de escrever.. Bom apetite!
GABRIELA...ESSE SEU LADO NÃO CONHECIA!!! SEGUIREI SEGUIREI SEGUIREI SEU BLOG!!!
ResponderExcluirObrigada, Carina!
ResponderExcluirFico feliz que tenha gostado =)