terça-feira, 30 de agosto de 2016

Bolo de aniversário com pão-de-ló

Adoro o charme dos bolos de dois andares.
Revendo fotos no álbum do Facebook da Casa da Gabriela parei em um bolo que amei fazer e que, além de lindo, despertou o sorriso da minha amada Isadora no seu aniversário de 7 anos. O bolo tradicional dos aniversários da minha família sempre foi o de abacaxi com coco, mas minha mexerica ama a combinação chocolate branco/morango, e para mim a aniversariante tem sempre razão.

A massa leve do pão-de-ló aceita desde cremes consistentes, como o de confeiteiro e brigadeiros trufados, até geleias tenras e a maciez aerada do chantili. Dá para abusar da criatividade. Entretanto, um ponto a se considerar é nunca, nunca deixar de umidificar a massa antes de recheá-la, para que não fique seca e comprometa a textura final.

Outra dica para seu bolo render elogios é prepará-lo de um dia para o outro. Com o tempo a massa se impregna cada vez mais com o sabor da calda e do recheio. E, esforce-se, sirva gelado. Deixe a mesa posta com uma linda decoração, mas leve o bolo à mesa já em via de cantar os parabéns. Faz muita diferença! Só não esqueça de fotografá-lo antes de cortar rs!

PS.: E que tal providenciar embalagens descartáveis (tipo marmitinhas mesmo) personalizadas para os convidados levarem um pedacinho para casa? ;-)

MASSA
6 ovos em temperatura ambiente
9 a 11 colheres (sopa) de água
1,5 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Quanto baste de baunilha (se conseguir a fava mesmo será perfeito)

Separe as claras da gema, bata em ponto de neve e reserve. Bata as gemas com a água. A quantidade de água depende do tamanho das gemas, se forem muito grandes use as 11 colheres. Do contrário, 9 colheres de água bastam. Quando a mistura dobrar de volume e ficar esbranquiçada, acrescente o açúcar aos poucos ainda com a batedeira ligada. Assim que a massa estiver homogênea, desligue a batedeira e despeje metade da farinha. Ligue em velocidade baixa para misturar. Desligue a batedeira e despeje o restante da farinha. Bata mais um pouco. Fora da batedeira, acrescente o fermento à massa e misture com uma espátula. Em seguida, envolva as claras em neve nessa mistura. Faça isso em três etapas, acrescentando por partes a clara em neve e misturando de baixo para cima, com delicadeza, para não perder a "fofura" das claras. Despeje numa forma média já untada e enfarinhada e leve ao fogo médio. Eu nunca lembro de marcar o tempo de forno. Mas observo a cor. Depois de 30 minutos você já pode abrir a porta para ver melhor [devagar e com as janelas da casa fechadas (!) para evitar que uma corrente fria entre no forno]. Muitas vezes nem faço o teste do palito, só de ver as bordas do bolo soltas da forma já sei que está pronto. Aprendi este truque há anos com minha tia Quita =}. Deixe esfriar antes de cortar.
{Se quiser fazer dois andares, faça uma receita e meia da massa e use uma forma média e outra pequena. O creme, a geleia e o chocolate são suficientes para os dois andares}

CREME DE BAUNILHA
1 l de leite
1 lata de leite condensado
4 colheres de amido de milho
2 gemas
Quanto baste de baunilha
1 lata de creme de leite

Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Tire a pele que envolve a gema furando com um palito, é ela que deixa aquele cheiro característico - e enjoado - de ovo. Misture o restante dos ingredientes numa panela, exceto o creme de leite, e leve ao fogo. Mexa sem parar até chegar à consistência de mingau grosso. Quanto mais tempo no fogo, mais consistente fica. Desligue e deixe amornar para, então, acrescentar o creme de leite. Leve à geladeira até a hora de usar.

GELEIA DE MORANGO
900g de morango higienizado (cerca de três caixinhas dessas que encontramos no mercado. Reserve 1/4 para a decoração)
150g de açúcar

Essa quantidade de açúcar pode ser alterada para agradar ao seu paladar. Há quem empregue os morangos frescos picados diretamente no creme. Funciona super bem! Mas se preferir fazer a geleia, leve ao fogo os morangos picados com o açúcar. Misture vez ou outra até adquirir a consistência desejada. Deixe esfriar completamente antes de usar.

CALDA
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de açúcar


Leve ao fogo até ferver. Deixe esfriar antes de usar.

COBERTURA
400g de chocolate branco

Derreta o chocolate no banho-maria ou no microondas quando o bolo já estiver todo montado.

MONTAGEM
Corte o bolo em três discos. Se achar que não cresceu o bastante, pode cortá-lo em apenas dois discos. Umedeça os discos com a calda durante a montagem de cada camada. A ordem é massa > creme > geleia > creme > massa. {Se estiver fazendo dois andares, coloque um pouco de creme sobre o bolo maior para grudar o bolo menor em cima. Espete dois ou três palitos de churrasco ou hashis no centro, de cima para baixo, nos dois andares para que não desmonte.} Despeje o chocolate derretido em fios sobre todo o bolo usando uma espátula ou uma colher. Observando as fotos dá para entender como foi feito. Decore com bastante morango inteiro. Leve à geladeira até o momento de servir. Ufa! Fica lindo e super gostoso!


Este eu fiz para o batizado do meu afilhado Abel <3

sábado, 27 de agosto de 2016

Carninha e brócolis para acompanhar o cuscuz

Finalizei com azeite =}
Já falei o quanto gosto de cuscuz por aqui. Com os mais variados acompanhamentos ou só com um queijinho frito já vale por uma refeição para mim. Preparei uma carninha com brócolis e tomate que ficou super combinativa (sic) com o teimosinho rs!

Uma dica para quem mora sozinho ou que faz pequenas refeições por vez - parece óbvia, mas a gente se esquece: congele pequenas porções de alimentos. É prático, rápido de descongelar e sem desperdícios. Eu usei um bife apenas. Os brócolis também estavam congelados, depois de cozidos no vapor.

Usei açafrão da terra, sal, alho, cebola e pimenta calabresa moída para temperar. Ficou bem gostoso. Essa mistura de especiarias e temperos fazem toda a diferença.

INGREDIENTES
150g de carne bovina picada em pedaços bem pequenos
150g de brócolis cozidos
2 tomates picados
1/2 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
Quanto baste de azeite, açafrão da terra, pimenta moída na hora e sal

PREPARO
Tempere a carne com o sal, o açafrão, a pimenta e o alho. Deixe pegar gosto por uns dez minutinhos. Frite a carne no azeite até formar aquele fundinho escuro na panela. Acrescente a cebola, refogue, acrescente o tomate, abaixe o fogo e tampe. Se quiser com mais molho pode acrescentar um pouco de água fervente. Acerte o sal e pronto. Serve uma pessoa. Bom apetite!



terça-feira, 23 de agosto de 2016

Torre de legumes assados de segunda

Já no prato, jogo mais um fiozinho de azeite.
Normalmente, o fim de semana é quando a gente se permite um pouco mais na alimentação. Os horários não são regrados, bate aquela preguiça para cozinhar, as ocasiões em grupo pedem uma comidinha diferente, e aí quem mantém a disciplinar durante a semana acaba relaxando. Por isso acho essa receita excelente para uma segunda-feira: torre de legumes assados. Para o almoço ou para o jantar. Leve, gostoso e nutritivo.

INGREDIENTES
1 berinjela média, mas gordinha
1 abobrinha média, também gordinha
2 tomates largos
100g de queijo coalho pré-cozido
Sal e pimenta a gosto
Quanto baste de azeite

PREPARO
Corte os legumes e o tomate em fatias grossas. Tempere com o sal, a pimenta e o azeite e deixe descansar por meia hora. A berinjela separada, sobre uma peneira. Corte o queijo em dimensões que se aproximem das rodelas e um terço da espessura. Pré-aqueça o forno de médio para alto. Regue uma travessa com azeite e disponha uma fatia de abobrinha, em seguida a de berinjela, o tomate e o queijo. Eu faço mais uma sequência para ficar alto e finalizo com outra fatia de queijo e um tiquinho de pimenta calabresa moída na hora. Asso por pelo menos 20 minutos - no meu forno! -, é preciso acompanhar abrindo para ver o aspecto da textura. Ao apagar o fogo, aguarde uns minutinhos antes de retirar do forno. Regue com mais um fio de azeite ao servir. Pode acompanhar com ovos mexidos, ou uma carne grelhada. Eu fico bem satisfeita só com as torres. Suco de cajá da Pomar para brindar mais um ciclo recomeçado =}.


segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Moussaká sem carne

Aqui ela já estava morna, eu deixei ficar bem dourada.
Preparei uma moussaká sem carne para um almoço inspirado na culinária judaica. Um amigo preparou algumas receitas que sempre fizeram parte do dia a dia com sua família: charutos de folhas de uva com carne e arroz, homus e pão sírio - tudo mega delicioso.

Pensando em que eu poderia contribuir para a mesa, foi sugerida a moussaká, e eu adorei, pois era um prato que já havia testado com sucesso antes. Mas desta vez o fiz sem carne, pois já havia nos charutos. Ficou muito boa! E eu fiquei bem feliz até o domingo, quando almocei as divinas sobras de tudo que trouxe para casa =}.

INGREDIENTES
2 berinjelas grandes cortada em fatias
3 batatas grandes cozidas e cortadas em rodelas
6 tomates grandes sem pele e sem semente picados
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
1 xícara de salsinha picada
Quanto baste de azeite para refogar o tomate e fritar as fatias de berinjela - ufa!
Sal e pimenta a gosto
1,5 l de leite
4 colheres das de sopa cheias de farinha de trigo
5 colheres das de sopa cheias de manteiga sem sal
1 colher de café de noz-moscada ralada na hora
100g de queijo parmesão ralado grosso
Quanto baste de sal

PREPARO
Tempere as fatias de berinjela com sal e pimenta e deixe-as descansando sobre uma peneira por uma hora. Reserve.

Molho de tomate
Refogue o alho no azeite, em seguida a cebola. Quando estiverem transparentes coloque o tomate e refogue até alcançar a textura desejada. Se for preciso acrescente água quente ou caldo de carne (só se for o feito em casa). Finalize com sal, pimenta e salsinha. Reserve.

Molho branco
Derreta a manteiga, frite a farinha. Acrescente o leite frio à massa formada de uma só vez. Mexa até ficar homogêneo e cozinhe por 15 minutos sempre mexendo. Se empelotar, pode bater no liquidificador um pouco do líquido com os gruminhos ou coar numa peneira e ficará tudo bem! Coloque metade do queijo e mexa até derreter tudo.

Montagem
Frite as fatias de berinjela dos dois lados, em um fio de azeite, uma a uma, ou duas a duas se a frigideira for grande. Antiaderente é melhor.
Forre com as batatas o fundo de uma travessa untada com azeite. Disponha fatias de berinjela na segunda camada. Regue com uma parte do molho de tomate. Faça mais uma camada de berinjela e outra de molho de tomate. Prossiga até ambos terminarem, mas cuide para a última camada ser de berinjela. Cubra com o molho branco e finalize com a outra metade do queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido até gratinar. Não tem como errar, estará borbulhando, e você escolhe o quanto gratinar, se prefere mais cremoso ou tostadinho. É muito gostoso. FAÇA! Sim, parece uma lasanha de berinjela (rs!).

domingo, 7 de agosto de 2016

Carne com legumes e macarrão

Fervendo

Ontem rolou a versão com carne bovina desse macarrão com legumes bastante fácil, versátil, nutritivo e gostoso. Acho couve-flor, fava, manjericão, ricota, linguiça artesanal ótimas opções de variação.

Novamente usei cenoura e abobrinha, que ainda tinha em casa, mas com molho inglês no lugar do shoyu e em menor quantidade. {Inventei uma pitada de canela na hora em que temperei a carne. Foi bem pouquinho, um toque sutil principalmente no cheiro - mais até que no paladar. Desnecessária.}

Um detalhe é que a carne precisa ser cortada em pedaços bem menores que o frango. Usei coxão mole, mas acredito que haja um corte mais adequado.

NA RECEITA, basta substituir o frango pela carne, o shoyu pelo molho inglês.



terça-feira, 2 de agosto de 2016

Arroz doce integral

Ganhamos dois litros de leite integral vindos diretamente da fazenda de uma tia do meu marido. Pensei logo em fazer uma receita que já há algum tempo queria testar: arroz doce com arroz integral. Para ficar ainda mais "natural" usei açúcar mascavo. A canela em pau é imprescindível. O trabalho é só ter paciência.

Adorei o resultado. Para quem gosta de mais cremosidade, aconselho usar uma caixinha de creme de leite no final do cozimento, já com o fogo desligado.

INGREDIENTES
1 1/2 xíc. (chá) de arroz integral
5 xíc. (chá) de água
1,5 l de leite integral
1 1/2 xíc (chá) de açúcar mascavo
1 pedaço de canela em pau
1 pitada de sal


PREPARO
Lave e escorra o arroz. Leve ao fogo com a água e deixe cozinhar até secar - cuidado para não secar demais e queimar. Acrescente o leite em temperatura ambiente, o açúcar mascavo, o sal e a canela em pau. Deixe ferver e vá mexendo de tempos em tempos. Atenção para o momento em que começar a ficar cremoso. Quem dá o ponto é você =}. O que eu fiz ficou mais sequinho. Finalizei com canela em pó. Amei. Farei sempre!


Postagens populares