domingo, 31 de julho de 2016

Frango com legumes e macarrão


Era pra ser um yakisoba. Isadora me pediu para o almoço. Já tinha abobrinha, cenoura, tomate, cebola, gengibre e shoyu em casa. Parei na mercearia - tenho fugido dos supermercados por causa do preço e do capitalismo selvagem -, comprei macarrão e peito de frango.

AO TODO, OS INGREDIENTES:
300g de peito de frango cortado em cubos
1 xíc. (chá) de abobrinha
1 xíc. (chá) de cenoura
2 xíc. (chá) de tomate
1 cebola pequena
2 dentes de alho grandes
1 col. (chá) de gengibre ralado
1 limão
molho shoyu, sal e pimenta a gosto
8 ninhos de talharim para serem cozidos em água abundante e sal

O PREPARO:
O frango é temperado algum tempo antes com alho, limão, sal e pimenta. É importante cortar os legumes e o frango do mesmo tamanho. Aqueça a água para cozinhar o macarrão enquanto corta os legumes. Refogue os pedaços de frango numa frigideira de fundo grosso, no azeite. Deixe dourar e acrescente a cebola, refogue; metade dos tomates, refogue; a cenoura, refogue; a abobrinha, refogue; o gengibre e o restante do tomate, refogue. Acrescente o shoyu, uma xícara da água em que o macarrão está cozinhando e deixe ferver. Acerte o sal com sal ou shoyu mesmo. Escorra o macarrão ainda ao dente e pare o cozimento com água fria. Acrescente o macarrão soltinho na frigideira já desligada. Envolva tudo. Fica bem colorido =}.

   

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Tabule com molho de alho, pepino e iogurte

Faltou salsinha e hortelã, mesmo assim ficou bem bom.

Continuo tentando consumir menos carne, glúten e lactose, então nada de pão com manteiga, requeijão ou queijo no café da noite. Preparei um tabule acompanhado de um molho bem marcante de pepino com alho e iogurte sem lactose. Faltou o pão sírio para completar a textura.

Tenho mantido sempre na despensa o trigo para quibe desde que preparei um vegetariano - que levava queijo - no forno. {Essa frase ficou estranha rs!}. O preparo é fácil e você pode variar alguns sabores, assim como no tabule.

Faltaram as ervas frescas. Ficou bem gostoso e me saciou, mas com salsinha e hortelã teria ficado ainda melhor. 

Achei essa receita no site da Lucilia Diniz, com indicação de ingredientes e até um vídeo do preparo. Uma boa fonte de receitas saudáveis, práticas e saborosas.

sábado, 23 de julho de 2016

Grão-de-bico com alho e tomate



Finalmente cozinhei grão-de-bico em casa. Gosto bastante, mas como minhas panelas de pressão estão com as tampas sem funcionar acabo não cozinhando nada que precise de muito tempo sem elas. Nota mental: mandar consertar as tampas das panelas de pressão!

Normalmente comprava o grão-de-bico já cozido no supermercado, mas é bastante caro. Resolvi usar minhas panelas normais para cozinhar o bendito grão. Na verdade não são tão normais. É um tipo de panela feita com vários metais que cozinha os alimentos mesmo depois que o fogo é desligado. A tampa e a panela se vedam com o vapor, mesmo sem nenhuma trava. Mas não consegui cozinhar totalmente assim. Tive que voltar ao fogo por mais alguns minutos.

Esta semana acabei pegando uma virose do meu marido e queria uma comida quentinha e com bastante alho para fortalecer meu organismo. O grão-de-bico foi uma excelente escolha pois fornece energia ao corpo. Também me vali do tomate, que contém agentes anti-inflamatórios. Só faltou a salsinha, que também possui propriedades anti-inflamatórias e combina com tudo.


INGREDIENTES
200g de grão-de-bico cozido
2 tomates grandes cortados em cubo
5 dentes de alho grandes
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta moída na hora a gosto
Ervas secas ou salsinha fresca a gosto
1 a 2 xícaras (chá) da água do cozimento do grão-de-bico

PREPARO
Doure o alho picado no azeite. Acrescente os tomates e refogue. Adicione o grão-de-bico, refogue mais um pouco e coloque 1 xícara da água em que o grão-de-bico foi cozido. Se o grão estiver bem cozido você não precisará acrescentar mais água. Deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Por último, acrescente a salsinha picada e em seguida desligue o fogo.

Isto é o que eu chamo de comfort food =}.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Bolo de gelatina

A textura muda um pouco por causa da gelatina.

Para dar as boas-vindas à minha filha mais velha, preparei este bolo de gelatina de morango. Uso o pozinho da gelatina direto na massa do bolo. Um forma simples de fazer um bolo diferente.

{Uma boa sugestão para um aniversário de criança é fazer cada camada de bolo de uma gelatina de cor diferente, rechear e cobrir com o chantili branquinho.}

Para a cobertura usei chocolate branco, que ela adora!

INGREDIENTES
3 ovos
1/3 de xíc. (chá) de óleo
1 xíc. (chá) de leite
2 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de açúcar cristal
2 envelopes/caixas de gelatina de morango
1 colher (sopa) de fermento químico

PREPARO NO LIQUIDIFICADOR
Peneire os ingredientes secos. Junte aos liquidos, que devem ser colocados primeiro no liquidificador. Bata bem até ficar homogêneo. Despeje numa forma de furo no meio untada e enfarinhada. Forno médio por cerca de 40 minutos, vai depender do seu equiamento.

PARA A CALDA
150g de chocolate branco - a barra está cada vez menor e mais cara..
75g de creme de leite
Mesmo processo que serve para a ganache de chocolate ao leite. Aqueça o creme de leite, quando iniciar fervura apague a chama e junte o chocolate picadinho. Mexa sem parar até ficar homogêneo. Despeje a calda morna sobre o bolo.

Bem-vinda, lindona!

sábado, 16 de julho de 2016

Flã de fruta

A calda de goiabada cascão completa perfeitamente o flã

Esta é uma receita que você pode fazer com as mais variadas frutas. E o melhor, não precisa ser in natura, pode usar a polpa que você compra congelada, desde que seja de boa qualidade, claro! Eu só uso Pomar S2.

Para ser flã de verdade, tem que ser servido com uma calda {tá lá no dicionário}. Eu gosto de combinar os sabores. Usei polpa de goiaba e fiz a calda de goiabada cascão. Ficou maravilhoso!! A parte gelatinosa não fica muito doce, a calda é quem complementa o sabor. Vou repetir: ficou maravilhoso!

INGREDIENTES
395g de leite condensado
200g de creme de leite
400g de polpa de goiaba
2 colheres (sopa) de suco do limão
2 envelopes de gelatina sem sabor + 10 colheres (sopa) de água
{calda}300g de goiabada cascão
{calda}20 colheres (sopa) de água
 
PREPARO SUPER FÁCIL
Se estiver utilizando a polpa congelada, deixe-a em temperatura ambiente por alguns minutos para que derreta e amoleça. Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem (hidratando com as 10 colheres de água e levando ao banho-maria ou ao micro-ondas). Então, bata no liquidificador a polpa, o leite condensado, o creme de leite e o suco de limão até ficar homogêneo. Acrescente a gelatina já derretida e bata mais para que a gelatina seja completamente incorporada à mistura. Distribua em tacinhas e – a parte mais difícil – leve à geladeira por pelo menos 4 horas. 

CALDA
Corte a goiabada em pedaços pequenos e coloque numa tigela junto com a água para derreter no micro-ondas (eu aqueci de 20 em 20 segundos, ao todo foram dois minutos). Se preferir leve ao fogo baixo mexendo até derreter a goiabada. Se quiser mais fluida pode colocar mais água aos poucos. Deixe esfriar antes de usar. Coloque sobre o creme de fruta já solidificado. Delicie-se!

Mistura de texturas

domingo, 10 de julho de 2016

Bolo de banana sem farinha


A consistência ficou ótima, a farinha não faz falta
Há algum tempo tenho pensado em receitas sem farinha de trigo. Nem é por causa do glúten, que tem sido cortado da dieta de muita gente. Mas porque meu marido tem a taxa de açúcar elevada e evita alimentos com farinha de trigo e açúcar. Acabo nunca levando adiante o que pesquiso pois as opções nem sempre são fáceis de encontrar ou encarecem demais o preparo.

Ontem, ao procurar uma receita de bolo de banana, encontrei algumas que utilizavam aveia no lugar da farinha. E aveia aqui em casa nunca falta. Uso em várias comidas, tortas salgadas, bolos, biscoitos e até no cuscuz. Ela é boa para a digestão, diminuição do colesterol e controle da glicemia. Mas nunca tinha pensado em substituir a farinha completamente pela aveia. Na verdade, não fiz isso nem desta vez. Usei aveia + amido de milho.

O bolo ficou fofo e bem gostoso. Bom para acompanhar um café. 

Ingredientes
2 ovos
4 bananas
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1/4 de xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos finos (só tinha aveia em flocos, então passei no liquidificador bem seco e ficou igualzinha)
1/2 xícara (chá) de amido de milho
1 colher bem cheia (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de Preparo
Acenda o forno em temperatura média. Unte uma forma de bolo inglês com margarina e farinha ou aveia. Pique ou corte em fatias duas das bananas e disponha no fundo da forma. No liquidificador, bata os ovos, o óleo, as duas bananas restantes, a canela e o açúcar. Numa tigela coloque a aveia e o amido de milho, acrescente a mistura do liquidificador e mexa com uma espátula até ficar homogêneo. Incorpore o fermento. Despeje na forma sobre as bananas e leve ao forno por cerca de 30 minutos (fique de olho, esse tempo pode variar de forno para forno). Faça o teste do palito. Depois de espetado no bolo ele deve sair sequinho de lá.


Imagine o perfume que ficou na casa....

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Couscous marroquino com frango ao sugo




Hoje é feriado aqui em Sergipe, Emancipação Política, assinada pelo rei do Brasil e de Portugal Dom João VI em 1820. Estou de folga e empolgada =}. Decidi prepara couscous marroquino para o almoço, é uma delícia, leve e rapidinho de fazer. O frango também foi bem prático de preparar. Usei basicamente tomates pelados em lata e azeitona. Esta refeição serve duas pessoas.
 
Ao todo, você vai precisar de:
2 filés de peito de frango
1 lata de tomate pelado
3 dentes de alho picados
1 limão
1 copo de couscous marroquino
2 copos de água
Sal
Pimenta do reino
Azeitona
1 colher bem cheia (sopa) de cebola picada
Cebolinha
Folhas frescas de manjericão
Azeite

Preparo do frango:
Corte os filés em dois pedaços cada para ficarem mais finos. Tempere com o alho picado, sal, pimenta do reino moída na hora e o suco do limão. Deixe descansar na geladeira por pelo menos uma hora. Frite os pedaços numa frigideira grossa com azeite. Deixe dourar dos dois lados. Não mexa muito. 

Enquanto frita o frango, acenda o forno em temperatura média. Numa travessa, coloque duas colheres (sopa) de azeite, algumas azeitonas e os tomates pelados cortados em pedaços menores e tempere com sal. Depois que dourar o frango, retire-o da frigideira e disponha sobre o molho na travessa. Escorra os pedacinhos de alho frito da frigideira e coloque sobre os pedaçosLeve ao forno sem tampar por 25 minutos.

Preparei o couscous seguindo as instruções do fabricante:
Leve o couscous ao fogo numa panela com uma colher de azeite e ao mesmo tempo aqueça um copo de água noutra panela. Mexa o couscous. Quando a água ferver, retire o couscous do fogo e despeje a água sobre ele. Mexa mais uma vez e deixe descansar tampado por alguns minutos. Após este tempo solte o couscous com um garfo e acrescente a cebola e a cebolinha picadas e as folhas de manjericão (pode usar a erva que desejar). Sirva o frango sobre o couscous e aproveite!

{Ah, o suco de hoje foi da Pomar (claro!) de umbu com couve. Bati no liquidificador quatro polpas de umbu de 100g , 800ml de água gelada, três folhas grandes de couve e adoçante. Servi depois de coar. Ficou bem gostoso. Experimente!}

Coringas para ter sempre na despensa
A neném também comeu e aprovou

Molho tártaro

 
Use como entrada num almoço da família


Este é um molho bem fácil de fazer e que pode acompanhar uma variedade de petiscos e bases. Um fator importante é a qualidade do picles, não use aquele que a gente come fazendo careta. O pepino e a cenoura dão o colorido característico do molho tártaro. Neste caso a azeitona recheada também ajudou. Se quiser pode acrescentar salsinha e cebolinha picadinhas.

Empanados e iscas de frango, camarão e peixe são, para mim, a opção mais gostosa de acompanhamento. Num hambúrguer, ou em qualquer outro sanduíche, e em canapés também cai super bem. Aqui eu combinei com torradas.

Usei pão francês integral, que eu congelei para não desperdiçar há uns dias. Fica mais fácil de cortar. Não usei manteiga nem margarina, preferi azeite e fatiei bem fininho.

Para o molho tártaro:
50g de creme de leite
2 colheres (sopa) rasas de maionese
Suco de meio limão (pode ser de garrafinha)
Sal
Picles (cenoura, pepino, nabo em conserva)
Azeitonas recheadas
Pedaço pequeno de cebola

Preparo:
Pique em cubos bem pequenininhos a cebola, os picles e as azeitonas. Calcule partes iguais de cada ingrediente lembrando que a quantidade final vai interferir na consistência do molho. Numa tigela pequena, junte o limão ao creme de leite e bata rapidamente com um garfo. Acrescente a maionese e bata mais um pouco até ficar homogêneo. Se quiser mais fluido coloque mais creme de leite. Envolva os vegetais nesse molho. Acerte o sal. Leve à geladeira por pelo menos 15 minutos antes de usar. Sirva sobre a base - torradas, bolachas -, como recheios nos sanduíches ou numa tigelinha para mergulhar o acompanhamento.

O acompanhamento de hoje foi suco de goiaba da Pomar

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Cuscuz recheado

No próximo vou caprichar mais no queijo, no sal e na salsinha

No caminho de volta pra casa, pensando no que preparar para o jantar, passei por um carro plotado com a foto de um cuscuz recheado. Bingo! Não tem o preparo muito diferente do cuscuz tradicional. Basta acrescentar o ingrediente que quiser. Ficou bom =)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de milho para cuscuz - gosto do flocão
2 colheres cheias (sopa) de aveia
1 xícara (chá) de água
sal e pimenta a gosto
1 xícara (chá) de carne de sol picadinha
1/2 xícara (chá) de queijo mussarela em cubinhos
1 colher cheia (sopa) de cebola picada
2 colheres cheias (sopa) de salsinha picada
azeite

Preparo
Coloque a farinha, a aveia e o sal numa tigela, vá acrescentando a água aos poucos enquanto mistura com as mãos ou com um garfo. Deixe descansar tampado. Ferva dois copos de água e escalde rapidamente a carne. Aqueça o azeite numa frigideira e refogue a carne, acrescente a cebola e doure mais um pouco. Tempere com a pimenta e junte a salsinha. Desligue o fogo e deixe amornar. Acrescente a carne à farinha e junte o queijo. Misture bem e preencha o cuscuzeiro (já com a água no fundo rs!). Leve ao fogo médio. Não sei dizer o tempo para ficar bom, eu me guio pelo cheiro e aí confiro a textura. É bom ficar de olho para não ressecar. Depois de apagar o fogo, deixe descansar por cinco minutinhos. 

Aqui em casa a gente ama cuscuz com manteiga, mas também curte um requeijão cremoso de vez em quando. Servi tomatinhos tipo uva e o restinho de uma salada de agrião para acompanhar. Só sobraram migalhas e a louça pra lavar! Experimente.

Suco de acerola da Pomar para acompanhar s2

sábado, 2 de julho de 2016

Chantili | creme de leite de lata

Durou quatro horas fora da geladeira sem desmontar

Estava há um bom tempo sem cozinhar. No dia a dia almoço no trabalho e monto sanduíches no jantar. Sinto falta de preparar comidas especiais. Não precisa ser elaborada, cara ou demorada, mas tem que ser especial por algum ingrediente ou mesmo por alguma ocasião.

Para acabar com essa pausa aproveitei o São João, fiz amendoim doce - só 20% do açúcar ficou grudado no amendoim -, torta de legumes - não ficou boa -, empada de palmito - recheio divino como sempre -, bolo de cenoura com brigadeiro - ficou delícia, mas não ficou bonito -, quentão - estava bem gostosa a dose que não entornou no porta-malas no caminho da festa. 

Um balanço ótimo para quem precisa de um gás para aproveitar o embalo da frequência. Preciso retomar a prática de verdade para voltar a cozinhar tudo fácil e gostoso rs!

Menos de uma semana e me comprometi a fazer o bolo de aniversário de uma amiga muito querida. Escolhi o pão-de-ló, pensei em morangos e creme branco. Sem muito tempo e sem muito dinheiro, troquei para pão-de-ló+bicho-de-pé+chantili. 

Não vou nem colocar a receita do pã-de-ló porque não ficou como deveria. Fiz sem batedeira, não cresceu e ainda ressecou.

O recheio é bem simples:
2 latas de leite condensado
1 caixinha de gelatina de morango
1 colher de manteiga
1/2 caixinha de creme de leite

Leve ao fogo o leite condensado e a manteiga e mexa até o ponto de brigadeiro. Desligue o fogo e acrescente o pó da gelatina e o creme de leite, mexa até ficar lindo. Reserve.

Para o chantili, atenção:
100g de manteiga
4 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
quanto baste de baunilha
Tudo deve estar bem gelado.

Leve a lata de creme de leite ao congelador por quarenta minutos. Deixe os utensílios da batedeira na geladeira enquanto isso. Após separar o soro do creme de leite mantenha na geladeira e já comece a bater em velocidade alta a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado. Acrescente a baunilha sem parar de bater e em seguida o creme de leite. Bata por mais ou menos 7 minutos. Depende da sua batedeira. Observe a textura, fica fofíssima.

Detalhe: no meio do preparo achei que não ia dar certo, estava com a textura como se estivesse talhado. Coloquei tudo na geladeira e só bati novamente algumas horas depois. Mantive na própria tigela da batedeira. Alguns minutos batendo em alta velocidade e funcionou! Não ficou muito doce e equilibrou o exagero do bicho-de-pé. Decorei com delicados <3

P.S.: Aqui é difícil de encontrar creme de leite fresco. Mas agora isso não é mais uma desculpa para não ter chantili nas sobremesas =}.  

Vivi, a aniversariante linda e querida | Foto da também linda e querida Denise Somera

Postagens populares