quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo de milho e laranja


Já postei a receita deste bolo aqui linkando uma matéria que o Portal Infonet fez lá na confeitaria. Mas como uma amiga de Jundiaí fez a receita e não deu certo decidi fazê-la de novo para ver se estava tudo certinho mesmo com a receita.

As únicas modificações que fiz foram usar a forma com furo no centro ao invés da de bolo inglês e untá-la com manteiga e açúcar. O bolo não fica fofíssimo, é mais pesado mesmo, mas não solado, só um pouco mais compacto. E o sabor é excelente. O milho e a laranja dividem bem o espaço =}.

Ingredientes
1 lata de milho verde escorrido
1 ovo
½ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
manteiga e açúcar para untar
raspas de casca de laranja para polvilhar

Calda
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
4 colheres de sopa de suco de laranja

Preparo

Unte e enfarinhe a forma. Acenda o forno a 180o. No liquidificador bata o milho, o ovo, o suco de laranja, o açúcar, o óleo e a farinha até ficar uma mistura homogênea. Adicione o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de bolo média untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido por 30 minutos.

Para a calda, misture o suco e o açúcar aos poucos até obter uma consistência pastosa. Despeje sobre o bolo já desenformado, polvilhe com raspas de laranja e sirva.

Mais uma excelente ideia para o São Pedro!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Maçã do Amor



 
Além das empadinhas caipiras, o menu de São João daqui de casa contou com essa guloseima super tradicional em festas juninas. Mas com um pequeno detalhe: não usei corante para deixá-las super vermelhas. Acho desnecessário, além de ser muito mais saudável deixar essas químicas comestíveis de lado.


Pesquisei bastante na internet para achar uma receita. Acabei mesclando uma receita e outra. Não vou colocar aqui pois não deu 100% certo. Ficaram bonitas, mas a casquinha ficou muito dura e no dia seguinte estava tudo derretido. Mas valeu para a noite!


Minha doce prima Samara =}

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Empada caipira


Viva São João! Ô período animado! Sergipe fica mais colorido, as pessoas, mais alegres (e famintas). Acho lindo! Na minha infância vivi as festas juninas do interior paulista. Também tinha fogueira, também tinha muita comida com milho, e o forró vinha dos vinis do Trio Nordestino do meu pai, sergipano de Propriá, nascido no Brejo do Cajueiro.

No entanto, nunca fui de preparar pratos típicos. Aliás, nem sei preparar muitos destes pratos! Então, no menu do São João daqui de casa nem tudo é super tradicional. Usei a receita da massa de quiche e preparei empadas de frango. Para deixá-las no clima caipira: milho!

As medidas e o preparo da massa estão aqui =}.

Para o recheio cozinhei um peito de frango. Primeiro fritei bem a peça inteira já na panela de pressão, até ficar bem dourada. Acrescentei louro, semente de coentro moída, cominho, cúrcuma, sal e  pimenta. Água fervente e pressão!

Depois de cozido e desfiado - o caldo reservado -, refoguei o frango com alho e tomate no azeite. Fui mexendo e acrescentando milho, azeitona, o caldo que estava reservado, um copo de requeijão e farinha de trigo (umas duas colheres de sopa) para deixar bem cremoso. Para finalizar salsinha e cebolinha.

Atenção, é importante usar o recheio totalmente frio para rechear a massa, pois essa leva muita manteiga e pode "desandar"com o calor. O design da empada vem com a inspiração do dia =}. 


É fácil e fica uma delícia. O São Pedro vem aí, experimente!

domingo, 10 de junho de 2012

Casório



Recebi uma missão bem especial da minha prima Arline: fazer seu bolo de casamento! Fiquei bastante feliz e apreensiva ao mesmo tempo. Eu gosto muito de cozinhar, gosto de fazer comidinhas gostosas, mas não tenho habilidades artísticas com glacês, e, sinceramente, não sou muito fã do sabor.. E um bolo de casamento tem que ser lindo, tem que ser gostoso, tem que ser perfeito!

A primeira ideia era montar um bolo falso, cobri-lo com glacê e espatular toda a superfície, para ficar mais rústico, como o clima do casamento pedia. Fiz alguns glacês, chamei a noiva para provar, mas nenhum ficou realmente bom.

Normalmente não cubro os bolos da Casa da Gabriela. Faço uma decoração mais natural, deixando as camadas à mostra. Numa das degustações, a própria Arline sugeriu que eu deixasse o glacê pra lá e fizesse o bolo pelado mesmo =}.

Busquei fotos na internê e vi bolos incríveis. Fiquei empolgada, embora um tiquinho mais nervosa. Entre o rústico e o mal-feito a distância pode ser bem pequena..

O que me manteve menos neurótica foi saber que os noivos gostavam dos bolos que experimentavam. Fiz experiências incrementando o creme com chocolate branco e usaria favas de baunilha meesmo no dia. A calda para umedecer a massa seria o sumo dos morangos caramelados e flambados com Cointreau. Ou seja, estaria delicioso!

Os trabalhos começaram um dia antes do casório. Acordei super disposta e alegre =]. Eu e a minha querida e talentosa companheira de confeitaria Fabiana tínhamos que preparar os recheios e assar camada por camada da massa. Como ficaria tudo aparente, não dava para simplesmente cortar um bolo para recheá-lo. Três andares com três camadas de recheio em cada um, doze discos de massa ao todo, um dia inteiro com a batedeira e o forno ligados. A montagem de tudo foi já no dia da festa.

Com os andares montados separadamente, os morangos frescos, o açúcar e um friozinho na barriga fui para o salão terminar a montagem e a decoração. Logo que dispus o segundo andar, ficou torto.. ai, meu deus.... o terceiro andar no lugar e.. continuava torto.. o.O

Polvilhei o açúcar, ajustei aqui e ali, aceitei no meu coração – afinal era para ser natural e estava natural – e parti para os morangos. Cada um cuidadosamente disposto, tentando harmonizar tudo. Dava a volta na mesa e coloca uma fruta, outra volta, outra fruta; outra volta, outra fruta. Coloquei os noivinhos no topo e Voilà! Estava lindo... Algumas flores.. Lindo..

Sentei para observá-lo de longe, orgulhosa por ter conseguido e por vê-lo combinando perfeitamente com a decoração (toda elaborada e confeccionada pela noiva com a ajuda das madrinhas! Os passarinhos na cestinha e a base de madeira do bolo também fora escolhidos por ela).

Que energia boa a deste casal! Tudo estava alegre e bonito. Fiquei bem feliz =} e a festa foi tuuuudo de bom, dancei forró até não aguentar mais rsrsrs! Felicidades ao casal e que sejam Felizes para Sempre!


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bolo de milho com laranja

Foto: Diego Rios, do Portal Infonet

Pobre blog, tão abandonado....
O trabalho na confeitaria tem me tomado muito tempo e energia, ser mãe, mulher e gente me tira mais um tiquinho de tempo, mas vontade de escrever não falta.
Ainda não estou 100% por aqui, mas passei para deixar o link de uma de nossas receitas que foi publicada no portal Infonet. O simpático repórter Diego Rios nos visitou e fez essa bacana matéria =}

www.infonet.com.br/saojoao/2012/ler.asp?id=129248&pagina=1

Em breve (meeesmo) volto para falar do mugunzá!

Postagens populares