quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A saga do alho-poró



Quem gosta de frescurinhas gastronômicas sofre um bocado em Aracaju. Vejamos o caso do alho-poró. Este não é um vegetal imprescindível à dieta do ser humano, mas dá um toque mais que especial nas preparações. Encontrá-lo nesta cidade não é fácil, digo com doloroso conhecimento de causa.

No cardápio da Casa da Gabriela oferecemos entre os recheios de quiche o de peito de peru defumado com alho-poró (delicioso, recomendo =). Com uma excelente saída, e por ser perecível, preciso repor constantemente no estoque.

Esta semana não pude ir ao Atacadão, onde geralmente encontro esse primo da cebola e do alho, e até hoje não consegui comprá-lo. A procura da batida perfeita... ops.. (força do hábito, completo pensamentos com música rsrsrs). A procura do alho-poró começou no GBarbosa do Riomar, que vez ou outra oferece surpresinhas interessantes. Mas desta vez fiquei na mão..

Passei na casa da minha amiga-mãe Ana Badyally e lá me indicaram o Ceasa. Nunca havia entrado lá, resolvi tentar. Mas num carro sem ar-condicionado, às onze horas da manhã de Aracaju, foi uma péssima ideia.

Ninguém tinha o dito cujo, mas para não fazer feio, indicavam-me lugares onde poderia encontrá-lo. Mentira! Ninguém nem conhecia alho-poró. Perdi meu tempo. Até que um senhor me indicou o Varejão. Já era meio-dia, minha cabeça começou a doer... nem morta iria até o centro!

Conclusão: uma enxaqueca terrível e nada de alho-poró. Ainda tentei o GBarbosa da Aruana hoje pela manhã, mas seria muita, muita sorte encontrá-lo lá. Preciso urgente de um fornecedor.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

O dilema da azeitona

Foto tirada por Olga Berman e publicada no blog Mango & Tomato. Além de belas imagens, o blog traz receitas excelentes! http://www.mangotomato.com/

Adoro azeitona. Na salada; na carne; no pastel; na empadinha; com queijo, orégano e azeite; com nada, adoro! Quando era criança, brincava com minha amiga Maria Claudinha de super-heroínas, e nossas “vitaminas” de força eram as benditas azeitonas. Certamente éramos as heroínas mais fortes da galáxia =). Tive até um carro cujo apelido era Azeitoninha (depois da p.t. por causa de uma batida num poste ele virou Caroço).

Minha filha Isadora gosta de azeitona ainda mais do que eu!! O sanduíche preferido dela é feito com pão francês, queijo e azeitonas verdes. Café da manhã? Torradas com requeijão e azeitonas verdes. Lanchinho da tarde? Azeitonas verdes com azeitonas verdes.

Mas esta semana observei manifestações de duas pessoas que não as apreciam. Uma mais discreta, na confeitaria, e outra contundente, via Twitter. Nesta a @chefalinepaiva reclamou das azeitonas picadas no recheio da lanchonete. Segundo ela, são piores que as verdes que aparecem na empada. Pelo menos a filhinha dela gosta e ganha a surpresinha verde da mãe rsrs.

E hoje atendi um colombiano que pediu esfirras. Percebi que ele separava algo com o garfo e fiquei tensa. Do que será que ele não tinha gostado? Foram muitas ervas no tempero? A massa ressecou? Tem alguma gordurinha na carne??? Nóia de cozinheiro (espero! Ou então eu sou maluca =/). Não agüentei e fui perguntar. “No te gusta el tempero?”. Ai, meu deus, vergonha alheia de mim mesma no portunhol. #saudadesdoconocer

Educado, disse que não havia problema, e que apenas não gostava de azeitonas. Putz, eu faço como a lanchonete que irritou a Aline Paiva, corto as azeitonas em pedaços minúsculos! Gostaria de tê-lo avisado para que escolhesse outro salgado, mas é difícil alertar cada cliente sobre os ingredientes de cada produto.

E gosto tanto de azeitona, nunca imagino que ela seja um problema para alguém. Se o prato está quente, eu aviso; se a consistência do doce é diferente da tradicional, eu aviso; se há pimenta, eu aviso. Mas sobre azeitonas?

Pensei e decidi não cortar a azeitona, sob nenhum aspecto. Ela continua na esfirra, mas apenas uma, sem caroço e inteira. Para quem gosta, um detalhe saboroso, quase indispensável; para quem não gosta, uma ajuda imensa na hora de eliminá-la do recheio. Resolvido meu dilema =).

PS: Acabo de me lembrar que conheci um rapaz que tinha alergia a azeitona. Tsc tsc tsc... tadinho... rsrsrs

Postagens populares