terça-feira, 20 de setembro de 2011

Investimento


Se é pra fazer, que seja direito. Voltei à São Paulo para fazer mais um curso no Centro Especializado em Gastronomia. Depois das aulas de massa folhada, tortas francesas e confeitaria básica que fiz em abril, agora estou aprendendo mais sobre bolos e tortas. Mais uma vez tem sido ótimo! As colegas de turma são super simpáticas e o professor, um espanhol gente boa que dá dicas excelentes.

Ainda estamos no segundo dia (são cinco) e já fizemos bolo de beterraba; de cenoura, nozes e laranja; de chocolate com damasco e de macadâmia e gengibre. Chique né? E gostoso!! Investir em conhecimento é tudo de bom, principalmente se você realmente gosta do que está aprendendo. Será ainda melhor quando eu começar a praticar em casa =)





sábado, 17 de setembro de 2011

Petisco pro Tio


O Tio Maneco me convidou para compartilhar no novo blog dele a receita de algum petisco que eu goste muito. O Tio não pede, manda! Melhor pra mim, que fui “obrigada” a preparar o bendito para fazer essa foto aí de cima =).

Adoro petiscar e, sejamos francos – minhas artérias que me perdoem –, guloseimas engordativas são irresistíveis! Acompanhadas de uma boa cachacinha então, hmmm, são de matar!

Torresmo, mandioca frita, filezinho acebolado, bolinho de bacalhau, dá fome só de pensar. Mas em casa, prefiro preparações que vão ao forno. A escolhida para o blog está no livro Nigella Express, leva lingüiça, queijo e pimentão e é super fácil de preparar. Tenho que compartilhar por aqui também o que contei lá para os sobrinhos do tio, né =)

Para 4 porções separe 250g de queijo de coalho pré-cozido cortado em fatias de meio centímetro de espessura, 200g de pimentões grelhados cortados em fatias na mesma largura do queijo, 350g de lingüiças apimentadas (pode ser tipo chouriço, defumada, cozida ou aquelas frescas que são mais fininhas) e uma colher de azeite.

Disponha as lingüiças, os pimentões e o queijo numa assadeira de bordas baixas e regue com o azeite. Leve ao forno médio-alto por 15 a 20 minutos, até que o queijo e as lingüiças estejam dourados. É uma delícia!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A lembrança da hortelã


A receita do dia ontem foi um bolo de chocolate com hortelã para levar a alguns amigos. A massa ficou excelente e o recheio também. O único detalhe é que não ficou com sabor de hortelã! Não gosto de usar essências artificiais – exceto a de baunilha –, por isso sempre invisto no ingrediente natural, mas o resultado diversas vezes é muito sutil, o que é bom na maioria dos casos, mas sutileza demais também não funciona.

Preparei o chá com um maço de hortelã e 1/3 de xícara de água, como a receita pedia, acrescentei ao chocolate derretido com crème de leite mas o sabor se dissipou. Ainda tentei regar a massa com o chá, mas também não surtiu efeito. Para minha sorte, e dos meus queridos amigos, chocolate é chocolate e o bolo foi salvo =) Ah e a decoração ficou bacana!

Ingredientes

Recheio de chocolate com hortelã
1 maço de hortelã
1/3 de xícara de chá de água
300g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
4 colheres de açúcar

Prepare o chá com as folhas de hortelã lavadas e a água. Derreta o chocolate, acrescente o creme de leite, o açúcar e o chá. E reze!!! ;]

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Torta de limão


Esta é uma sobremesa coringa. Muitas pessoas gostam e é fácil de preparar. A mais comum leva leite condensado, limão e crème de leite no recheio; base de bolacha maisena com manteiga e cobertura de merengue. Básica! Tanto que já falei sobre ela, mas numa postagem sobre outra torta. Desta vez resolvi fazê-la de um jeito diferente e compartilhar por aqui.

Aprendi esta receita num curso de confeitaria. A massa é tradicional: farinha de trigo, manteiga, açúcar, ovo e sal. No recheio, ovo, açúcar, manteiga e limão, somente. A cobertura é de merengue suíço. Um pouco mais elaborada que a preparação que mencionei primeiro, mas nenhum bicho de sete cabeças!

Primeiro passo da massa: misturar a farinha de trigo e a manteiga até formar uma farofa. Depois vem o açúcar, o sal e, enfim, o ovo. Incorpore até ficar homogênea e deixe descansar já aberta na forma por 30 minutos. Antes de assar faça furos em toda a massa para não estufar. Cuidado para deixar toda a base com a mesma espessura. (Talvez sobre massa. Reserve e faça biscoitinhos =)



Asse por 15 minutos a 160o C. Antes de despejar o recheio, sele a base pincelando clara de ovo.

Para o recheio, misture os ovos e o açúcar com uma espátula ou colher de silicone – não use o fouet. Acrescente a manteiga derretida fria e por fim o sumo do limão. Sem segredos! Leve a base já com o recheio novamente ao forno até dourá-lo levemente. Cubra com o merengue suíço e retorne a forma ao forno até dourar a cobertura.

A única frescura (que não é frescura!) aqui é o termômetro para auxiliar no preparo do merengue suíço. As claras e o açúcar devem ser batidos com o fouet em banho-maria até atingir os 60o C. Depois a mistura é levada à batedeira, onde é batida até esfriar. Parece complicado, mas vale muito a pena. O resultado é excelente; os suspiros ficam firmes e sequinhos =)

O fim de semana já está aí, dá para planejar uma tarde com as amigas, uma surpresa para a mãe ou para a namorada. Prepare pela manhã, pois a torta precisa de algumas horas na geladeira, quanto mais gelada melhor. Boa sorte e divirta-se!

Ingredientes
Massa
250g de farinha de trigo
125g de manteiga sem sal
125g de açúcar
1 ovo
1g de sal

Recheio
2 ovos
135g de açúcar
40g de manteiga
2 limões médios

Merengue suíço
200g de açúcar
100g de claras

domingo, 4 de setembro de 2011

Torta musse de chocolates


Mais churrasco… e desta vez, um docinho para acompanhar =) Torta musse de chocolates. Como é que na casa de uma aspirante a confeiteira não há um doce para oferecer aos visitantes? Tem que ter. Só cometi essa gafe uma vez, mas logo vou me redimir.

Bom, mas ontem foi tudo nos conformes. Primeiro muita carne, linguiça e coração de galinha chiando na churrasqueira. Para acompanhar: feijão tropeiro, farofa, salada de batata com manjericão e ovos, folhas e o vinagrete da Cínthia. De tudo um pouco no quesito bebidas; cerveja, montila, refrigerante, água, cachaça, tequilas e suco. Quer mais? Para completar, a excelente companhia dos amigos, muita conversa boa, música e gargalhadas.

será que estava boa? =)
Mas e o doce? O doce só chegou à noite, pois passou a tarde criando consistência. Minha primeira intenção era fazer um rocambole de doce de leite com castanha ainda na sexta à noite, mas o forno me deu a segunda rasteira em duas semanas e o pão-de-ló ressecou. Larguei tudo e fui dormir.


Com a cabeça renovada, hora de escolher outra receita. No site da Nestlé encontrei a eleita. Para variar acrescentei uma camada à torta. Isso alterou a textura da dita cuja, que deveria ficar mais macia. A questã foi que preparei uma musse de chocolate branco para cobrir a torta, mas não quis colocar mais claras e a camada ficou mais durinha que a de chocolate meio amargo. Mas no todo ficou boa.

A receita é simples de fazer e o resultado, ótimo. Diferente de um bolo normal, pode tornar-se uma surpresa para seus convidados. Boa sorte!



sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Musse de chocolate

Fui intimada a fazer uma musse de chocolate. Detalhe, o motivo era que a pessoa, o melhor amigo do meu digníssimo, havia provado uma musse "maravilhosa" há uns dias quando os dois estiveram no Rio de Janeiro. Olha a responsabilidade: fazer com que ficasse pelo menos igual à que ele havia comido, ou seja, maravilhosa!

Para não fazer feio – detesto frustrar meus clientes –, escolhi uma receita que eu já havia experimentado num curso que fiz em São Paulo. O problema: leva creme de leite fresco, item escasso em Aracaju City. Toda ida ao supermercado era uma tensão só rsrsrs.

Finalmente, uma semana após o pedido, encontrei o benedetto no GBarbosa da Aruana. Mesmo assim, até chegar em casa e começar o preparo ainda tive medo. É que em muitas das vezes que comprei creme de leite fresco no supermercado, mesmo na validade, o produto estava azedo ou talhado.

chocolate derretendo...
Para não deixar o doce enjoativo, chocolate amargo. Outro item que ultimamente tem feito falta nas gôndolas dos mercados aqui perto de casa. Gosto muito da Nestlé, mas tive que usar o meio amargo da Hershey's, e deu certo.
calda borbulhando...

Outro probleminha no meio do meu caminho: ovo. Não suporto nada que tenha gosto de ovo. Eca! E na confeitaria, muitas preparações levam ovos, algumas mais gemas, outras mais claras. Neste caso uma das duas etapas do todo são 30g de gemas e 44g de ovos batidos e calda de açúcar (44g de açúcar + 15ml de água). Com a calda quente sendo derramada nos ovos batidos (na batedeira em funcionamento, bate até o recipiente esfriar), o gostinho de ovo cru se dissipa, mas ainda há uma vaga lembrança dele.


prontinho para a entrega
A outra etapa, para compensar, é deliciosa. Por mim, ficava só nela e nem acrescentava mais nada. Aqui vem o creme de leite fresco (bem gelado) batido em ponto de chantili e depois o chocolate derretido. 150g e 120g, respectivamente. O creme marrom é lindo!

O pulo-do-gato é envolver as duas misturas de-li-ca-da-men-te. Para não perder a aeração. Acabei me afobando e a musse ficou mais densa do que deveria. Já o sabor... ficou maravilhoso =) Fui surpreendida! Sabia que era gostoso, mas duvidei um pouco por causa do ovo.

A réplica do Márcio foi que ficou “como ele imaginava!”. Considerei uma boa resposta. Isadorinha e Leide também provaram e aprovaram. Um orgulho para mim. Infelizmente não dá pra fazer sempre. Mas não é por causa da falta de creme de leite fresco, não. O problema é o tanto de caloria do quitute rsrsrsrs.

Postagens populares