sábado, 30 de abril de 2011

Brulê de tapioca


Adoro receitinhas de embalagem. Desde cedo ficava lendo as sugestões dos produtos. Acho que a mais executada por mim é do bom e velho pudim de Leite Moça. Toda vez que tinha churrasco lá em casa meu pai pedia pra fazer.

caramelizado com maçarico
Para minha felicidade, há cada vez mais receitas no mercado. E muitas são boas. A de hoje está no pacote de açúcar refinado da União. Creme de Tapioca com Coco. Mas eu acho mais fino Brulê de Tapioca, e é assim que vou chamar!

A receita é bem fácil e traz um ingrediente peculiar, cada vez mais usado nas cozinhas fora do Norte/Nordeste: a tapioca. Eu gosto bastante da textura e da versatilidade dela, que pode ser combinada com uma grande variedades de ingredientes e sabores.
caramelizado com uma colher quente

O que poderia ser mais complicado no prato é a finalização, mais divertida com o uso do maçarico para caramelizar o açúcar e criar aquela crostinha deliciosamente doce por cima do creme, mas a solução é caseira e funciona direitinho. Basta usar as costas de uma colher aquecida na boca do fogão.

Graças à tecnologia, muito mais que embalagens, as indústrias alimentícias possuem sites! E lá há muito o que explorar =) Vou disponibilizar a receita aqui, mas dá pra encontrá-la na página eletrônica do açúcar União.

Brulê de Tapioca (ou Creme de Tapioca com Coco)
Ingredientes
80 g de tapioca
700 ml de leite
1 pau de canela pequeno
160 g de açúcar refinado
2 gemas peneiradas
300 ml de creme de leite
5 ml de essência de baunilha
50 g de coco ralado seco
açúcar refinado para caramelizar

Modo de preparo
Deixe a tapioca de molho em 400 ml de leite, por cerca de 2 horas. Acrescente o leite restante e a canela. Ferva até que fique macia. Junte o açúcar União e as gemas e mexa até engrossar. Retire do fogo logo após a fervura.

Fora do fogo, junte o creme de leite, o coco e a baunilha. Coloque nas formas e leve à geladeira. Antes de servir cubra com uma fina porção de açúcar e caramelize com um maçarico ou com as costas de uma colher aquecida diretamente sobre a chama do fogo.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Creme de abóbora com alho-poró

bastante carne para acompanhar
Os dias já estão mais chuvosos em Aracaju. E as noites mais frias (ou menos quentes) sugerem comidinhas reconfortantes. Para receber as queridíssimas Bianca e Cínthia na noite de ontem escolhi um creme de abóbora. Para não ficar muito insosso, carne seca como acompanhamento. Um par perfeito!

Em busca de receitas para o creme encontrei preparações muito básicas, e sempre com caldo de legumes industrializado. Não gosto de usá-los, acho que a comida fica sempre com o mesmo sabor, que não é dos melhores.
 
Com a ideia na cabeça, fui atrás da abóbora. Optei pela paulista, acho mais macia, delicada. E como, surpreendentemente, havia alho-poró no GBarbosa a receita estava pronta. Creme de abóbora com alho-poró.

Cozinhei a abóbora em pedaços na água em que já havia cozinhado a charque, para dar o sabor que o caldo em cubinhos sonha alcançar. Descasquei e apenas amassei a polpa com o garfo. Bater no liquidificador acaba com a textura da abóbora.

Para não deixar o creme ‘pesado’, deixei o alho-poró apenas suar na manteiga. O sabor amendoado da manteiga queimada ficaria marcante e não era essa a minha intenção. Logo acrescentei a abóbora já cozida e amassada. Quando começou a ferver adicionei creme de leite e deixei ferver novamente. Não é o de caixinha normal nem o fresco. Uso um especial para preparações culinárias, é fácil de encontrar no Makro.

Desfiei a carne seca já cozida e reservei num recipiente para ficar à mesa. Quando peço um creme ou um caldo que vem com uma carninha por cima fico frustrada na metade, quando o acompanhamento acaba, por isso o ofereço do início ao fim!

Como não poderia ser diferente, ofereci também a sobremesa: charlote de banana com chocolate. Leve e muito saborosa. O detalhe é que não ficou linda. Errei no ponto do biscuit, fui ansiosa e a massa quebrou.. mas com a bavaroise de baunilha e anis deliciosa e a ganache de chocolate com limão de lamber os dedos, montei a charlote mesmo assim. O mais importante é que minhas convidadas gostaram =)

aperitivos para fazer hora
Uma noite deliciosa, com muita conversa e risos. E que venham a chuva, as noites mais frias e os reencontros. Experimente!

Creme de abóbora com alho-poró
Ingredientes

800 g de abóbora paulista
1 alho-poró
500 g de charque
150 ml de creme de leite
20 g de manteiga
sal e pimenta a gosto

charlote de banana com chocolate

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mercadão Paulistano

Finalmente conheci o Mercado Municipal de São Paulo. Adorei, é claro. O entorno não é dos melhores. Instalado no Centro da cidade, o Mercadão é rodeado pela famosa Rua 25 de Março e suas ramificações super populosas de ambulantes, vendedores, clientes, mendigos e policiais.

Dá certa aflição passar por tanta gente, ter que desviar de pessoas dormindo no meio da calçada, encarar um cheiro estranho de fruta estragada e ainda tomar conta da bolsa com sete mãos para nenhum fdp tentar roubá-la. Amo São Paulo, mas infelizmente foi exatamente essa sensação que tive.

Quando entrei de fato no Mercadão senti alívio, e depois, êxtase. Que lugar lindo! Quanta fruta, quanta cor! Pra quem gosta de cozinhar, e de comer, definitivamente um prato cheio. Ah, mas tem que estar também com o bolso preparado. É difícil encontrar produtos baratos, mas o alto custo é justificado pela qualidade.

Logo de cara barracas com frutas gigantes, importadas dos States. Devem ser todas transgênicas, mas são lindas. Um passo ao lado e todo tipo de queijo e embutido. Nacionais, importados, artesanais. Logo ali, frutas secas, temperos, especiarias do mundo todo. Uma fava de baunilha por 12 reais. Doze reais! Linda e enorme. Comprei duas, só pra fazer um bolo divino, melhor, dois bolos divinos.

Na parte de carnes e peixes tudo nos conformes. Uma beleza de feira. “Feira de rico”, como bem lembrou meu irmão. O pior é que é verdade. Mas também não é tudo tão absurdo, dá pra aproveitar e comprar ótimos ingredientes por um preço razoável.


Quando comecei a avistar as barracas de bacalhau me veio à cabeça Jackson do Pandeiro. “É samba que eles querem, eu tenho/É samba que eles querem, lá vai/É samba que eles querem, eu caaanto/É samba que eles querem”e bacalhau? (eu vivo com piadinhas infames na cabeça, é inevitável, sorry!) Se nêgo não encontrar o bacalhau ideal por ali, não encontra em nenhum lugar. Só filé! (se eu gostasse de pagode baiano, certamente me viria alguma música na cabeça =P) Enfim, o lugar é divino.

No mezanino, vários botecos. A menina dos olhos: sanduíche de mortadela. Mas tem muito mais por lá, bolinhos, pastéis, outros sanduíches, tudo de primeira. À altura dos olhos, belos vitrais de Conrado Sorgenicht Filho (gracias, google!), lá embaixo, a miscelânea de barracas, comida e gente. Um encanto. Um excelente programa para quem vai à Paulicéia. (quem não gosta de clichê deve estar me odiando, mas a dica vale a pena, acredite rsrs).





domingo, 10 de abril de 2011

Cookies


A primeira receita a gente nunca esquece. Não, esta não é a primeira receita que executo na vida, mas a primeira depois de ter começado a fazer o curso de confeitaria básica. Ou seja, já é uma prova de fogo, pois toodo o meu mundo sabe que vim a São Paulo pra fazer o bendito curso. Gera expectativa.

Aliás, dizer que estuda gastronomia é um risco. As pessoas entendem que você já é chef! Por um lado dá pra ficar orgulhosa. Adoro cozinhar, mas adoro mais quando as pessoas gostam do que cozinho. O problema é quando surge alguma pergunta que ainda não sei responder. Como assim? Você não faz gastronomia? É difícil.

Por isso escolhi uma receita gostosa e fácil de fazer: cookies =) Como sempre, substitui alguns ingredientes da receita original. Chocolate ao leite e castanha de caju no lugar do meio amargo e das nozes.

Na verdade, enquanto escrevo, os biscoitos ainda estão no forno, mas estou confiante no resultado (rs). Vamos à receita:

Ingredientes

Tcharaan! Ficaram lindos e delicioso.
1 e ½ xícara de farinha de trigo
100g de manteiga
1 xícara de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo
1 barra de chocolate ao leite com castanha de caju

Modo de preparo
Misture com as mãos a manteiga e a farinha até formar uma farofa. Acrescente os outros ingredientes, exceto o chocolate. A mistura fica pegajosa, é normal. Misture o chocolate picado. Enrole a massa em papel filme, como um salame, e leve ao congelador. Corte em rodelas a massa já dura e leve ao forno a 180 graus. Disponha os biscoitos com certa distância, pois eles crescem para os lados. Quando as bordas estiverem douradas está pronto. Experimente morno também!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sampa

merengue de frutas com zabaion
“Alguma coisa acontece no meu coração…”. Ah, São Paulo! Meu carinho por esta cidade não podia ser diferente, além de toda estrutura e desenvolvimento, e apesar dos defeitos, é minha terra natal. E agora, aprendiz de confeiteira, é um paraíso. 

Em apenas três dias de curso no CEG – Centro Especializado em Gastronomia, em Moema, sinto mais confiança para seguir com meus planos gastronômicos e empresariais. Já estou ansiosa pelos próximos sete dias de Confeitaria Básica, outros dois de Entremets – Tortas Francesas, e mais três só de Massa Folhada.

entremet de morango e pistache
charlote de banana
As primeiras produções da turma de Entremets, orientada por Fábio Fiori, ficaram prontas hoje. Lindas e saborosas. Entremet de Morangos e Pistache, Charlote de Banana e Entremet de Chocolate com Laranja. Trés bien!


Já em Confeitaria Básica, ministrada por Michel Khodair, hoje foi dia de Creme Brulée, Sufflé de Chocolate com Calda de Coco e Merengue de Frutas com Zabaione. Uma quarta-feira super doce – e a cereja foi a classificação do São Paulo na Copa do Brasil =)

a charlote por dentro
Cursos de especialização são fundamentais para qualquer profissional. Para mim, que estou apenas começando, além de conhecimento, agrega confiança, como já falei. Muito mais que um sonho, oba-oba de moda ou coisa assim, escolhi a confeitaria como profissão. Não tem como não levar a sério. E vamos em frente!


PS: Não vou divulgar as receitas em respeito à escola. Quando desenvolver meus recheios e sabores divido por aqui ;-)

orgulhosa =)




Postagens populares